Que em 2023, a roupa de cada dia possa ser especial
Um desejo fashion que tem potencial pra fazer você muito feliz
Oiii, feliz 2023 pra gente! Finalmente estou de volta pra primeira newsletter do ano. A verdade é que eu queria ter voltado antes, mas janeiro já começou a mil por aqui (falaremos sobre isso no próximo e-mail, então, fica o alerta de futura fofoca).
Ainda está liberado pensar nos desejos pra esse novo ano? Porque além de todas as coisas clássicas e boas que eu poderia desejar pra nós, também queria falar de moda. E te convidar a deixar as roupas de cada dia mais especiais.
Como quase toda criança de família classe C, eu tinha bem separadinho as roupas “de sair”, “de ir pra aula” e “de ficar em casa” - essa última categoria era composta basicamente de roupas de sair que ficaram velhas demais para verem a luz do sol. Mesmo que nessa fase as roupas deixassem de servir rápido, aprendi que roupa “gastava” e a gente tinha que economizar pra ter quando precisasse.
Bom, o tempo passou e eu cresci. Passei a comprar minhas próprias roupas. E a entender que todos esses tecidos, cores e modelagens tinham poderes mágicos: eram capazes de animar os dias cinzas, me faziam sentir pronta para encarar desafios. Me potencializavam, me faziam sentir mais bonita, mais alegre, mais acolhida dentro e fora de mim.
Foi aí que uma chavinha virou: eu quero vestir roupa especial, que me faça sorrir pro espelho e andar com confiança por aí, todos os dias. Quero estar de vestido prata na segunda-feira. Usar uma manga bufante majestosa na fila do mercado. Ser refletor de luz por conta do meu vestido de paetê em um dia ensolarado. Combinar e descombinar. Até fazer esse coraçãozinho aquecer. Eu quero que todo dia seja especial. Pelo menos nos looks. O que já é, para mim, meio caminho andado pra fazer o resto funcionar.
Mesmo com o que aprendi no passado, me dá calafrio pensar em roupa presa no armário esperando um momento pra ser usada. A gente é o momento. E perceber isso mudou muita coisa na hora de encarar o armário todos os dias. Porque ficou mais divertido, mais livre, mais como eu gostaria de vestir e menos aceitar convenções do que momento x pede.
E é isso que eu desejo pra você e pras suas pecinhas: que cês se divirtam muito juntas e não esperem por nada nem ninguém. Que não fiquem trancadas no armário ou nas vontades não realizadas.
O primeiro passo pra fazer isso é trazer essas peças que te fazem feliz, mas são pouco usadas, pros looks do dia a dia, preferencialmente em combinações que ainda não tenham sido feitas. E aqui, o caminho é só um: provar e testar ideias. Uma dica que eu gosto muito é combinar a peça que cê quer usar a itens com um estilo bem oposto, pra romper com as ideias pré-definidas do que se usa em cada universo. Por exemplo: uma saia de paetê, tipicamente classificada como “de festa“ tem na camiseta básica seu match perfeito, já que a parte de cima mais casual vai ajudar a desglamourizar a de baixo. Um terno acetinado fica mais cool com tênis. E assim por diante.
Pesquisar ideias no Pinterest com a peça em questão e ver como as pessoas estão usando também pode ser bem eficaz. Mas tente ler os looks que te agradam de um jeitinho mais técnico. Se pergunte: o que eu gostei aqui? Foi a modelagem? A cor? O tecido? A estampa? Um acessório que eu nem tenho em casa? Como posso substituir com o que eu tenho? O objetivo é otimizar o seu armário, não ter que comprar ainda mais coisas pra poder usar o que você já tem!
Um último exercício que eu sempre indico é brincar de análise combinatória, misturando a peça que você gostaria de usar diferente com outros itens do seu armário. Digamos que a peça especial em questão seja um blazer verde pistache - pecinha que eu particularmente tô obcecada. Vista o blazer com as mais diversas partes de baixo: uma calça rosa, uma saia estampada, um short de couro preto e assim por diante. Teste com tudo que você tem, até com o que acha que não combina, porque ver no corpo é OUTRA coisa. Em geral, apesar de levar mais tempo, esse exercício é ótimo pra expandir o olhar e gerar combinações que cê nunca pensaria num primeiro momento.
Bom, acho que já temos alguns pontos de partida pra tornar o vestir mais especial, né? Ficou com alguma dúvida? Vem de e-mail que, se eu puder ajudar, ficarei mais do que contentinha.
Pra quem quer criar mais referências de moda…
Expandir o nosso repertório visual é um passo sempre certeiro pra ser mais criativa na hora de vestir. Que tal fazer isso de um jeitinho divertido, no melhor estilo netflix&chill? Nesse link, você descobre 5 séries para assistir pelo figurino - e pela história também, claro -, mas as roupas são incríveis e ajudam a compor personagens ainda mais complexas e maravilhosas.
Looks de trabalho de verão: aqui tem!
E já que o assunto hoje é moda com um gostinho tardio de ano novo, com todas nós voltando pra vida corporativa, fica a dica de conferir esse post com 5 dicas preciosas para animar o office look de verão, seja ele pra ser usado na sua casa, café do bairro ou escritório tradicional.
É isso, nos lemos em breve, um beijo,
Marcie